top of page

TOC: Pensamentos que não saem da mente acompanhados de rituais complexos e rígidos e comprometem a q

Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um distúrbio psiquiátrico designado por um transtorno gerado por pensamentos compulsivos que geram ansiedade causando um desconforto ou sofrimento no indivíduo. Normalmente é designado como TOC a obsessão por higiene; simetria; perfeccionismo; "manias" ou “rituais” e se os rituais começam a tomar tempo, interferem na qualidade de vida, atrapalham a capacidade de estudar e trabalhar ou geram angústia e solidão. É um transtorno de ansiedade em que as pessoas têm pensamentos, idéias ou sensações recorrentes e indesejados (obsessões) que os fazem se sentirem motivados a fazer algo repetidamente (compulsões). Os comportamentos repetitivos, como lavar as mãos, verificar as coisas ou limpar, podem interferir significativamente nas atividades diárias e nas interações sociais de uma pessoa.

SINTOMAS: Pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais. Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha. Em virtude desses medos, evitam as situações que possam provocá-los – comportamento chamado de evitação. As evitações, embora não específicas do TOC, são, em grande parte, as responsáveis pelas limitações que o transtorno acarreta.

TRATAMENTO: O Transtorno Obsessivo Compulsivo é tipicamente tratado com medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Embora a maioria dos pacientes com TOC responda bem ao tratamento, alguns pacientes continuam sentindo os sintomas.

Procurar por tags