top of page

Transtorno alimentar: tratamento através da terapia cognitivo-comportamental


Os transtornos alimentares são doenças mentais graves que podem afetar pessoas de todas as idades, gêneros e etnias. Eles são caracterizados por distúrbios na alimentação, no peso e na imagem corporal. Os transtornos alimentares mais comuns são a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia que tem sido eficaz no tratamento dos transtornos alimentares. A TCC ajuda as pessoas a identificar e mudar os pensamentos e comportamentos que contribuem para seu transtorno alimentar.

A TCC é baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados. Quando temos um pensamento negativo, é provável que sintamos uma emoção negativa e nos comportemos de uma forma negativa. Por exemplo, se temos um pensamento negativo sobre nosso corpo, é provável que nos sintamos tristes, ansiosos ou com raiva. E é provável que nos comportemos de uma forma que prejudique nosso corpo, como comer compulsivamente ou fazer exercícios em excesso.

A TCC ajuda as pessoas a identificar e mudar os pensamentos negativos que contribuem para seu transtorno alimentar. Por exemplo, se uma pessoa com anorexia nervosa tem um pensamento negativo como "Eu preciso ser magra para ser amada", a TCC pode ajudá-la a identificar esse pensamento como negativo e a desenvolver um pensamento mais positivo, como "Eu sou digna de amor independentemente do meu peso".

A TCC também ajuda as pessoas a mudar os comportamentos que contribuem para seu transtorno alimentar. Por exemplo, se uma pessoa com bulimia nervosa tem um comportamento de purgação, como vomitar ou fazer uso de laxantes, a TCC pode ajudá-la a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis para lidar com o estresse e a ansiedade, como exercícios, meditação ou terapia.

A TCC é uma forma eficaz de tratamento para os transtornos alimentares. No entanto, é importante lembrar que a TCC não é uma cura milagrosa. É um processo longo e desafiador, mas também pode ser muito gratificante. Se você está lutando contra um transtorno alimentar, procure ajuda profissional. A TCC pode ajudá-lo a se recuperar e a levar uma vida saudável e feliz.


Psicólogo Anderson Garcia.

Comentarios


Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page